INVENTÁRIO
Patrimonial

CONSULTORIA
Prevenção de Perdas

Prevenção de Perdas

Com uma perspectiva antecipada dos processos, que garantem menores índices de desvios do estoque e os pontos críticos de controle, o objetivo da implementação dos processos de Prevenção de Perdas tem seus foco direcionado para as diversas nuances do processo em geral, permitindo um acompanhamento estruturado e voltado para os pontos sensíveis aos desvios no controle do estoque.

Aspectos fundamentais para acompanhamento do processo de Prevenção e Perdas:

  • Operação de Loja

  • Análise de Inventário

  • Controle Farmacêutico

  • Infraestrutura

  • Comercial e Controle de Vendas

  • Auditoria de Fechamento de Caixa

  • Recursos Humanos

Aspectos

Dentro dos aspectos fundamentais para um efetivo controle de Prevenção e Perdas, destacamos 3 grupos de abordagem que formam o escopo principal para nossos projetos de Consultoria em Prevenção e Perdas:

Operação de Loja

Procedimentos:

  • Estruturação, em conjunto com o cliente, de normas e processos internos, seguindo as melhores práticas do mercado;

  • Monitoramento dos procedimentos de loja; CheckListFácil

  • Auditoria de sangrias ($ em excesso no caixa) e Fundo Fixo da Loja;

  • Auditoria no processo de cupons cancelados;

Controle Farmacêutico:

  • Revisão e atualização das documentações obrigatórias regidas pelos órgãos responsáveis

  • Auditoria periódica da geladeira;

  • Auditoria periódica do setor de psicotrópico;

  • Revisão e atualização das documentações obrigatórias regidas pelos órgãos responsáveis;

Segurança:

  • Análise estrutural das condições físicas da loja;

  • Auditoria no sistema de segurança da loja, câmeras, sistema de alarme, antenas, entrada de terceiros;

Inteligência de Negócio:

  • Análise de exposição de produtos

  • Precificação de produtos

Análise de Inventário

Procedimentos:

  • Desenvolvimento de planos de ação para as perdas;

  • Monitorar processos no período entre inventários;

  • Acompanhamento dos processos envolvendo produtos de alto risco (psicotrópicos e geladeira);

  • Processos de recebimento e transferência de mercadoria;

Análises:

  • Analisar os resultados dos inventários;

  • Dashboards by Power BI

  • Identificar e analisar as maiores e mais expressivas perdas;

  • Avaliação das quebras e desvios do estoque;

  • Auditoria das datas de validades dos itens expostos na loja e/ou armazenados no estoque;

Recursos Humanos

Acompanhamentos:

  • Análise de estrutura de atendimento

  • Auditoria do controle ponto

  • Avaliação da mão de obra da loja

  • Estruturação de normas de conduta

  • Treinamento voltado a parte comportamental

Gestão de Estoques

O objetivo da Consultoria em Gestão de Estoques é garantir que o ciclo de estoque atinja o nível de serviço desejado e menor custo logístico possível, buscando aperfeiçoar, sempre, os processos de armazenagem e manutenção de estoques, o processo de compra e as rupturas do ciclo (quebras e perdas).

 

Nosso objetivo é implementar metodologia de análise e modelos de otimização de estoques aderentes às características do cliente, possibilitando um cenário real para otimização de estoques.

 

Com esse foco, o trabalho é construído e desenvolvido em cinco macro etapas:

  • Mapeamento de processos e Coleta de Dados

  • Análise de Sistemática e Diagnóstico

  • Redesenho de Processos e Especificação de Modelos de Otimização

  • Desenvolvimento das Soluções Especificadas

  • Implantação e Operação Assistida